Com o lançamento 3DS, pode ser fácil esquecer que essa não é a primeira tentativa da Nintendo de fazer um videogame 3D. Depois do sucesso com o Game & Watch e Game Boy, a Nintendo lançou o seu terceiro console portátil em meados dos anos 90, quando a realidade virtual era vista como o futuro dos games. Encarado como um sucessor do Game Boy, o Virtual Boy tinha o propósito de entregar jogos em 3D real a um preço acessível. Mas acabou por ser considerado como a pior peça de hardware que a Nintendo já produziu.
No projeto inicial, o Virtual Boy seria como um headset de computador, com duas telas coloridas para formar o 3D e acelerômetros para o uso de movimentos da cabeça no jogo. Maaaas......
Fazer um aparelho com duas telas coloridas seria muito caro em 1995 - e de acordo com o criador do Virtual Boy Gunpei Yokoi (que também dirigiu o desenvolvimento do Game Boy), os usuários de teste não eram capazes de ver a profundidade do 3D usando o aparelho com telas coloridas. Então, para cortar custos e tornar o 3D mais visível, o Virtual Boy foi de full-color para one-color. E por se destacar mais do que qualquer outra, Yokoi decidiu que a cor deveria ser o vermelho brilhante.
Yokoi também achou que usar os movimentos da cabeça poderia causar enjôo, então a idéia de incluir acelerômetros foi abandonada. Além do fato dele ter descoberto que o uso do VB como um fone de ouvido era pesado e incômodo, então ele colocou um apoio com duas perninhas no aparelho. No entanto, nós nunca saberemos por que ele decidiu que - numa época em que a "realidade virtual" já significava "polígonos 3D" - que alguém iria querer um headset de realidade virtual para ver gráficos inferiores aos do SNES.
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O resultado final foi um monte de boas idéias que, quando somadas, resultaram em uma idéia muito ruim. O Virtual Boy tinha gráficos ultrapassados, era desconfortável de usar, tinha um joystick estranho com um d-pad duplo e, depois alguns minutos de jogo, podia causar fadiga ocular e dores de cabeça. Provavelmente esse é o motivo do VB ser o único aparelho da Nintendo a oferecer aos usuários uma pausa automática a cada 15 ou 30 minutos.
Até agora, a maioria de vocês provavelmente sabe que o Virtual Boy foi um fracasso desastroso, e que Yokoi (que também criou o d-pad e Metroid) foi forçado a se demitir da Nintendo logo após seu lançamento. No entanto, na pequena lista de 14 jogos lançados para ele, existem alguns que são realmente legais. Abaixo, você pode ver algus dos mais interessantes:
Teleroboxer
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Teleroboxer colocava os jogadores contra uma sucessão de adversários com habilidades cada vez mais estranhas. Ele recebeu algumas críticas por sua dificuldade, que veio, em parte, pos ser difícil de descobrir como usar o d-pad duplo do joystick para bloquear e atacar de forma efetiva.
Mario Clash
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No entanto, este é ainda um jogo do Mario. Desenvolvido pela equipe R & D1 (também responsável pelos jogos Mario Land), Mario Clash parecia simples à primeira vista, com Mario saltando sobre as tartarugas e simplesmente jogando suas conchas em inimigos com espinhos, mas rapidamente ele se torna um jogo divertido e desafiante. Mais do que um jogo de ação, ele era um puzzle, que realmente fazia um brilhante uso do 3D, como a maioria dos inimigos só podiam ser nocauteados por conchas lançada a partir de um plano diferente de profundidade, ele proporcionava uma bela sensação ao arremeçar as conchas. Esse, sem dúvida, é um jogo que cairia muito bem no 3DS.
Red Alarm
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A ilusão de profundidade ajuda muito, obviamente, mas por baixo das falhas técnicas é um excelente jogo de ação 3D. As fases de simples rail-shooting são intercaladas com outras mais abertas, como arenas, que não deixavam o jogo ficar monótono, além de uma surpreendente quantidade de detalhes nos cenários, incluindo pessoas em wireframe e alguns easter eggs escondidos. Como um jogo de lançamento, ele mostra que se o Virtual Boy não tivesse morrido tão rapidamente, ele poderia ter tido jogos impresionantes.
Jack Bros
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Não era nada de cair o queixo, mas era um jogo excelente e solidamente desenvolvido, e era (e ainda é) interessante o suficiente para manter as pessoas jogando tempo suficiente para que os efeitos colaterais do uso do aparelho aparecessem. Ele também conta com a que é provavelmente a melhor trilha sonora do Virtual Boy, com músicas memoráveis e alegres que fazem a fadiga visual ainda mais fácil de ignorar.
Virtual Boy Wario Land
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A parte "virtual" aqui vinha principalmente do pouco utilizados efeitos 3D que permitia Wario mudar do plano principal para áreas em segundo plano para descobrir itens. Trando isso, era um jogo de plataforma envolvente, o tipo de jogo que Mario Clash deveria ser, com ótimos gráficos e vários segredos legais nas fases. Isso em um sistema que impossibilitava longos períodos de jogatina, era lamentável. Sem dúvida a melhor experiência que o Virtual Boy tinha à oferecer.
Fonte: GamesRadar (inglês)
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