terça-feira, 5 de abril de 2011

Conspiracy - A mensagem em português "escondida" em Capcom vs. SNK



Na nova coluna do blog, falarei de mistérios, suposições, lendas e tudo de estranho que habita o mundo dos games. Jamais postarei montagens ou teorias sem sentido, apenas fatos. Deixando bem claro que não acredito em teorias de conspiração, e o nome da coluna é esse só porque achei legal (eu sei que tenho um gosto estranho pra criar nomes de colunas).

Em Capcom vs. SNK: Millennium Fight 2000, o famoso crossover entre os personagens das duas produtoras mais famosas de jogos de luta, ao entrar no menu de opções, o jogador pode ouvir no meio da música uma voz dizendo em português:
"Kaiser, uma grande cerveja, a cerveja dos momentos felizes..."

Isso mesmo, a marca brasileira de cerveja Kaiser. É uma mensagem subliminar para fazer as crianças começarem à beber cerveja? A Kaiser resolveu colocar suas propagandas em uma mídia diferente? Claro que não. Foi só uma gafe de um japonês desatento.

Na verdade o que aconteceu, foi que o compositor que fez as musicas do jogo, baixou do Napster várias faixas de áudio de vários países, para fazer sua mixagem, mas entre essas músicas havia uma faixa gravada da rádio Jovem Pan FM, onde o DJ fazia uma chamda da Kaiser durante a música, por ser japonês, o compositor achou que fazia parte da música, e como ele achou que esse audio soava bem em sua composição, ele o utilizou várias vezes durante sua música.

A propaganda pode ser ouvida nas versões de Arcade, Dreamcast e PlayStation do jogo.

Assista o vídeo com as anotações ativadas para saber quando começa a fala e dê preferência ao uso de fones de ouvido.


Fontes: Finado Podcast NowLoading Round 34 (todos os casts, aqui), Wikipedia (inglês)

6 comentários:

  1. kkkkk eu já tinha ouvido isso! eu pensava que era doidera minha e que o cara falava aproveite os momentos felizes huiahiuahiuahiuahiuahiua

    ResponderExcluir
  2. poxa amigo, adoro seu blog mas o que ouve com o logo? esse ficou horrível!

    ResponderExcluir
  3. Haha! Amo esse jogo!

    Vi isso há alguns anos, de certa forma, é até sinistro! rs

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que existia algo assim. Mas fiquei impressionado, confesso.
    Eu não achei que o novo logo ficou feio, até ficou mais legal. E não preocupe, gosto muito do seu blog e sempre o acompanho e posto comentários, parabéns pelo trabalho e os tópicos são legais.

    ResponderExcluir
  5. Puts! Me lembro disso!

    Qdo cheguei em casa e botei o jogo no PSX, cheguei achar que poderiam ter utilizado um CD "recuperado", ou "gravado por cima", ou qualquer coisa semelhante. Nessa época, eu não sabia como é que eram esses processos de gravações, e tals...

    Mas qdo meu vizinho comprou o mesmo jogo de outro fornecedor, e a "propaganda da kaiser" também veio "embutida", pensei que pudesse ser algum tipo de mensagem subliminar, pois a Kaiser, poucos sabem, é da empresa The Coca-Cola Company, a empresa que mais utiliza de mensagens subliminares em seus anúncios. (embora eu tenha achado estranho uma mensagem de cerveja num game pra crianças...)

    De qualquer forma, a Kaiser só é vendida no Brasil, embora todas as copias lançadas no mundo, deste game, contenham a "mensagem da Kaiser". Não é possível que a Coca-Cola investiria nnum tipo de propaganda desses, ainda mais que o console PSX nunca foi lançado no Brasil.

    Tudo isso, torna a explicação deste fato aki desta postagem, plausível, ou seja, algum japa atropelou geral! :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.