Na maioria de sua história, a Rare foi a visão singular de dois irmãos impelidos pelo amor aos jogos. Eles trouxeram uma nova filosofia de design e produção de jogos, estabelecendo recordes que ainda não foram quebrados, e alcançando a fama, mas sempre evitando ser o centro das atenções. E durante sua jornada, eles produziram alguns dos títulos de maior importância na história dos videogames.
1982 foi um ano importante na história dos videogames, como a fundação da Electronic Arts e Lucasfilm Games (atual Lucas Arts).
Enquanto isso, em Leicestershire, na Inglaterra, os irmãos Tim e Chris Stamper fundaram a Ashby Computers and Graphics Ltd. Eles passaram anos programando dezenas de jogos de arcade, enquanto trabalhavam para os outros, agora eles queriam trabalhar para si próprios, produzir e ser donos de seus próprios títulos no mercado doméstico. A plataforma que eles escolheram foi o ZX Spectrum, um computador de 8 bits muito popular no Reino Unido na época.
Para seu primeiro lançamento, o irmão mais velho Chris desenvolveu um jogo baseado em projetos que ele trabalhou anteriormente no arcade, enquanto Tim ficou encarregado dos gráficos. O resultado foi Jetpac, um jogo viciante que combina plataforma e coleta de itens com um shooter. Ao invés de publicá-lo sob o nome de sua empresa, os Stampers criaram outro pseudônimo: Ultimate Play The Game.
Ao longo dos próximos dois anos, a Ultimate tornou-se a maior desenvolvedora de games do Reino Unido, com uma seqüência ininterrupta de sucessos. A maioria das empresas de jogos na época eram invisíveis para os gamers que compraram seus produtos, mas o estilo singular da Ultimate a fez instantaneamente reconhecível para qualquer pessoa que levasse os seus jogos a sério. A qualidade incrivelmente consistente de jogos como Pssst, Trans Am, Sabre Wulf e a sequência de Jetpac, Lunar Jetman, ficaram para sempre na memória de que jogou na época.
Trans Am, Sabre Wulf e Lunar Jetman |
Nesse ritmo desenfreado, a empresa lançou dúzias de jogos em apenas alguns anos, e cada um, um sucesso esmagador para os padrões do Reino Unido. Jetman e Sabreman se tornaram grandes franquias. E nesse período, eles continuaram a revolucionar, com jogos como Knight Lore, o primeiro jogo da história com gráficos com perspectiva isométrica simulando um ambiente 3D.
A Ultimate era uma empresa inovadora, produtiva, as críticas positivas eram constantes e as vendas permaneciam sempre altas, e aí surgiu o Nintendo.
Fim da parte 1.
Fonte: IGN
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