domingo, 31 de julho de 2011

TimeLine Rare: Parte III - Revolução gráfica


Os cinco anos que os irmãos Stamper gastaram estudando os cartuchos do NES, os tornaram expecialistas no estilo japonês de level design e gameplay, e agora eles iriam colocar tudo em prática. Sua companhia foi rebatizada de Rareware, e Donkey Kong Country, foi lançado em Novembro de 1994.

Foi o primeiro Donkey jogo Kong desenvolvido fora do Japão, e sem influência de Shigeru Miyamoto, o primeiro jogo a usar gráficos pré-renderizados em 3D em um console, e vendeu mais de nove milhões de unidades, o segundo jogo mais vendido do SNES, só perdendo para Super Mario World.

Incomum para um jogo de plataformas da época, era o fato de que dois personagens jogáveis ​​compartilhavam a tela ao mesmo tempo: Donkey Kong, um descendente do temperamental macaco do arcade original, e um amigo mais rápido e mais ágil, criado especialmente para o jogo: Diddy Kong.

Os gráficos "em CGI" impressionaram a todos, e foram um dos motivos de Donkey Kong Country ter levado vários prêmios de melhor jogo daquele ano, além de colocar o nome da  Rareware no centro das atenções, fazendo os Stampers voltarem a ser conhecidos pelo seu estúdio  de desenvolvimento superior.

Nos anos seguintes foram lançadas duas sequências diretas do jogo, além de alguns spin-offs, lançados no Game Boy. Donkey Kong Country se transformou em uma franquia de 30 milhões de unidades vendidas. Se Mario era oficialmente o mascote da Nintendo, seu velho adversário agora era o mascote oficial da Rareware.

Enquanto isso tudo acontecia no SNES, os jogadores de arcade estavam ocupados lutando em Killer Instinct, um jogo de luta com gráficos que seguiam o mesmo princípio dos de DK, e que rodava em um hardware desenvolvido pela própria Rare.

 Esse jogo era a tentativa dos Stampers de competir com Mortal Kombat, com uma jogabilidade própria, focada em combos, e também com movimentos inspirados nos famosos Fatalities.

 Killer Instinct teve uma continuação, e posteriormente, foi portado para os videogames da Nintendo.


Quando o Nintendo 64 substituiu o SNES, a Rareware já estava preparada para a sua próxima evolução.

Fim da parte 3.
Fonte: IGN

Siga o nosso Twitter, o @NeoGamerbr para acompanhar as próximas partes da matéria.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.