Com o novo console da Microsoft a caminho, os Stampers começaram a trabalhar duro nos primeiros jogos do Xbox 360, e o tempo não estava do seu lado. Ao invés de começar do zero, as equipes da Rare retomaram dois projetos que tinham sido pensados inicialmente como títulos de GameCube. O primeiro foi Kameo: Elements of Power, a história de uma elfa com o poder de se transformar em criaturas elementais, que lhe dão poderes para derrotar inimigos e resolver puzzles.
Perfect Dark Zero |
A vantagem que a Rare teve na concepção e produção valeu a pena. Ambos os jogos foram considerados os melhores títulos do lançamento do Xbox 360, e venderam milhões de unidades.
Um terceiro jogo, que começou com um conceito de Tim Stamper chamado Your Garden, foi desenvolvido pela equipe de Banjo-Kazooie durante quatro anos. Viva Piñata, facilmente o jogo mais leve produzido pela Rare em anos, é um game onde os jogadores precisam cuidar de uma fazenda (conceito em alta atualmente) para atrair animais-piñatas, que podem ser domesticados.
Foi considerado por muitos o melhor jogo da Rare desde a compra da Microsoft, chegando a ganhar alguns prêmios e uma série animada na TV. Ele foi um dos títulos de lançamento do XBox 360 brasileiro, sendo o primeiro jogo do console a ser totalmente dublado em português.
Apesar das grandes notas, as vendas não foram nada impressionantes. Em uma entrevista, o porta-voz da Rare, James Thomas, deu uma declaração sincera, onde criticou a Microsoft por colocando toda a sua força de marketing no lançamento de Gears of War, deixando Viva Piñata no anonimato.
Apenas alguns meses depois, em 02 de janeiro de 2007, Tim e Chris Stamper anunciaram que estavam deixando a empresa que haviam fundado 25 anos antes. Nenhuma razão foi dada, além do padrão "para perseguir outros interesses".
Fim da parte 7.
Fonte: IGN
Esta série de posts sobre a Rare está muito boa, o blog está de parabéns.
ResponderExcluir