Aproveitando que hoje está sendo lançado Skyrim, o quinto jogo da série The Elder Scrolls, falarei um pouco sobre o primeiro jogo, Arena.
Arena começou a ser desenvolvido com uma premissa bem simples: um jogo de combate entre gladiadores, onde o jogador passaria por arenas de todo o mundo até chegar ao seu desafio final, lutando na capital, Imperial City. Durante o seu desenvolvimento, os produtores foram adicionando mais opções ao jogo, como cidades, side-quests para serem feitas entre uma batalha e outra das arenas e vários elementos de RPG (estilo de jogo preferido da equipe de desenvolvimento). Em certo ponto, eles começaram a perceber que as side-quests eram mais interessantes que o torneio principal, e então decidiram discartá-lo e transformar o jogo em um RPG completo. Como os produtores de Bethesda já haviam mandado fazer todo o material publicitário do jogo com o nome "Arena", eles decidiram então chamá-lo de The Elder Scrolls - Episode One: Arena.
Perdendo o seu prazo original de lançamento, que era o Natal de 1993, eles conseguiram entregar o jogo apenas em Março de 1994, época considerada ruim para um jogo de uma produtora pequena, como a Bethesda era. Com uma tiragem inicial de apenas 3.000 cópias, Arena era extremamente bugado e extremamente difícil em sua versão original. Era quase impossível se terminar a quest principal. Depois de inúmeros patches, o jogo se tornou mais estável e com menos glitches. Posteriormente foi lançada uma versão revisada em CD-ROM, que incluiu algumas CGIs ao game.
Mapa de Tamriel mostrado em Arena (clique para ampliar) |
Assim como seus sucessores, Arena é jogado em primeira pessoa, com gráficos parecidos com outros jogos do mesmo estilo, como Doom. Os golpes aqui são executados com movimentos do mouse (algo novo na época). É nele também que foi criada a sensação de evolução do herói que a série possui, pois já nesse primeiro game, o jogador começa extremamente fraco, podendo morrer para os inimigos mais simples, e apenas com o tempo ele ganha poder e equipamentos suficientes para poder avançar pelo mundo e pelas quests. Ele também foi um dos primeiros jogos a ter um ciclo de dia e noite, com lojas que fecham ao anoitecer, pessoas saindo das ruas e monstros rondando as cidades na madrugada.
Arena foi um jogo que vendeu devagar, mas de forma crescente e constante, e apesar dos problemas iniciais e da necessidade de um computador potente para a época, ele se tornou um sucesso cult.
Fonte: The Elder Scrolls Wiki (inglês)
Só faltou dizer que o jogo está liberado de graça para download no site da Bethesda: http://www.elderscrolls.com/arena/. Mas precisa do DOSBox para rodar...
ResponderExcluirPoxa não sabia que era de graça mas alguém sabe como funciona o dosbox,uma explicação ou um tutorial seria de bom grado
ResponderExcluirEu particularmente nunca usei o DOSBox, mas se alguém quiser fazer um tutorial explicando como jogar o Arena por ele, eu publico no blog.
ResponderExcluirDeve ter varios tutoriais na internet, é muito simples mesmo. Vou explicar rapidamente. Suponho que a pessoa sabe os comandos basicos do DOS.
ResponderExcluir[1] - Instale o DOSBox
[2] - Crie uma pasta (ou diretorio) aonde vai ficar os jogos antigos. exemplo: c:\jogos
[3] - Execute o DOSBox para entrar no emulador.
[4] - Dentro do DOSBox digite: mount c:\jogos c:\
pronto, voce especificou que o diretorio "C:\" no DOSBox será iniciado em c:\jogos do seu PC. Agora é so navegar pelos diretorios e executar o jogo. Voce pode realizar diversas configurações como velocidade da CPU, driver de disquete ou CD-rom, etc... para isso, leia o TXT do DOSBox
http://www.youtube.com/watch?v=6FZDnhxpLmQ
ResponderExcluirum video-tutorial
Ótima explicação, valeu.
ResponderExcluirAdorei o texto,show de bola. Foi um jogo a frente de seu tempo. Por isso tinha tantos bugs.
ResponderExcluir