Traduzido pelo colaborador Henrique
Fortress é o codinome de um jogo que não chegou a ser oficialmente anunciado desenvolvido como um spin-off da série Final Fantasy, um jogo de ação no mundo fictício de Final Fantasy XII, Ivalice. O jogo seria lançado para Xbox360, PS3 e PC. Mesmo não sendo anunciado, a existência do projeto foi revelada por ex-membros da equipe de desenvolvimento após o fechamento de sua desenvolvedora original, a GRIN.
Pouco se sabe sobre o gameplay do jogo, exceto de que ele se trataria de um jogo de ação em tempo real, uma tentativa de agradar o público ocidental, que se afastou de jogos em turno na geração atual.

A pré produção de Fortress começou na segunda metade de 2008, sendo terceirizada para a desenvolvedora sueca GRIN. O time de desenvolvimento, baseado em Estocolmo, começou criando as artes conceituais, modelos 3D e a engine do jogo, imaginando Fortress como um "jogo com escala épica tanto em história como em produção". Além dos personagens originais e localidades, as artes conceituais feitas mostram Ashe, um juiz que se parece com Gabranth, chocobos e outras criaturas recorrentes da série, como Bombs, Fantasmas, Malboros, Moogles e Tonberries.
A fortaleza que dá nome ao jogo parece ser a localidade central do jogo, apesar de várias outras localidades como planícies, florestas, desertos e campos nevados também estarem presentes. A fortaleza parece ter sido construída em uma montanha, próxima a uma a um penhasco e possui um jardim, estábulos, uma catedral e uma árvore gigante em seu topo. Um tipo de núcleo flutuante paira sobre a fortaleza.


Em janeiro de 2010, artworks, músicas e vídeos de uma demo técnica de Fortress vazaram na internet. O vídeo confirma que os eventos do jogo se passariam algum tempo após FFXII: Revenant Wings e menciona a Eidos Montreal como nova casa do projeto. Respondendo à uma pergunta de um fã em maio de 2010, David Hoffman, diretor de negócios da Square-Enix na América, mencionou Fortress, porém sem confirmar sua existência dizendo: "Não tive, nem tenho nenhum envolvimento no não confirmado projeto Fortress".
O atual estágio de desenvolvimento do jogo é ambíguo. A Square Enix diz que há outro desenvolvedor para o projeto, mas sem anunciar oficialmente o jogo. Na E3 de 2011, Motumo Toriyama, diretor de FF XIII e Final Fantasy XIII-2, disse "em off" ao website videogamer.com que Fortress nunca será lançado. Entretanto como esta afirmação foi feita de forma confidencial, não há relatos de outras fontes de que seja verdadeira ou não.
Imagens
Vídeos
Tinha cara de ser um jogo interessante e, se executado corretamente, de grande qualidade. Que pena que talvez nunca veja a luz do dia :(
ResponderExcluir"... devido à preocupações com a qualidade do trabalho".
ResponderExcluire desde quando a Square Enix tem essa preocupação com a qualidade dos jogos que levam a marca FF? acho que sei a resposta: desde Final Fantasy 10 quando, vejam só, ela se chamava apenas Square...
"Tinha cara de ser um jogo interessante e, se executado corretamente, de grande qualidade".
ah, como é divertida a ingenuidade e a esperança perene dos fãs da série. felizmente me curei dessa síndrome (de ser fã de final fantasy, não importa o lixo que seja lançado) há muito tempo.
Não sou fã de Final Fantasy, pouco joguei os jogos da série (apenas o primeiro e FFXII-2) mas sei o quanto a série decaiu todos esses anos. O comentário que eu fiz foi exatamente isso: se ele fosse continuado, que não fosse igual a "qualidade" dos jogos de Final Fantasy de hoje em dia. Vejo os fãs reclamarem e penso o quanto é triste isso, pois Final Fantasy sempre foi uma série que me maravilhou muito, mesmo sem jogar os seus jogos.
ExcluirÓtimo Post, nunca nem tinha ouvido falar desse game.
ResponderExcluirMas sobre a qualidade, parece um FFXII next-gen, bem louco, exceto que parecia ser meio lento.
Foi uma pena esse projeto não ter ido pra frente!!! A Square preferiu fazer o pessimo FFXIII e suas sequecias!!!
ResponderExcluir