Traduzido pelo colaborador Henrique
Mega Man foi um lançamento criativo de um pequeno robô em sua primeira aprição em 1987. Ele derrotava uma horda de robôs hostis, ganhava uma nova arma a cada chefe derrotado e fazia tudo isso em qualquer ordem que o jogador escolhesse. Os videogames estavam em sua infância, com uma indústria de apenas 15 anos e nesse reino, Mega Man e seu mundo começaram de forma original.
Como muitos jogos, Mega Man foi uma mistura de velhas idéias vindas de filmes, HQ's, animações e ficção científica. A Capcom seguiu o tema comum das revoltas dos robôs, temperadas com gráficos cartunistas. De fato, muito da composição de Mega Man vem de animes e manga, que sem dúvidas moldaram as mentes dos criadores japoneses em suas infâncias. Mas quais foram as maiores influencias da Capcom na criação desse ícone?
Mega Man sem armadura no final do primeiro jogo |
Há ainda mais indícios de origens em comum. No manga Astro Boy e na série de Tv de 1963, Dr. Tenma criou Astro baseado na imagem de seu filho morto, e depois o rejeita. Astro então recebe apoio do professor Elefun. O nascimento de Mega Man é parecida e ligada a dois cientistas. Enquanto o relacionamento de Tenma com seu filho robô é complexa e varia a cada adaptação de Astro Boy, Dr. Willy sempre é um adversário incansável e Dr Light um paternalista.
Outros personagens de Mega Man tem similares na saga Astro Boy. O mais notável é Proto Man, o irmão de Mega Man e o primeiro a ser criado por Dr Light. É notável a semelhança com Cobalt, um protótipo defeituoso criado por Dr Tenma na série original de TV (Cobalt tem uma origem diferente no manga original, onde é construído por Dr Elefun como uma reposição de Astro Boy). O visual de Proto Man também parece ser inspirado por outra criação de Osamu Tezuka: Rock, um tipo de personagem recorrente usado pelo autor em vários de seus trabalhos. Rock, com seus ócuulos escuros, alterna entre vilão e anti-herói nas várias séries e a mesma ambiguidade é vista em Proto Man na sua primeira aparição em Mega Man 3.
Cybot Robotochi |
Claro que é precipitado dizer que Mega Man é um clone de Astro Boy. As inspirações para Mega Man podem ser comparadas a outros mangás populares – ou não – que apresentam robôs bonitinhos, incluindo o longa de Akira Toriyama Dr. Slump ou Cybot Robotochi (conhecido na américa como Robby the Ruscal).
É bem sabido também que um dos títulos provisórios de Mega Man era Rainbow Man, o mesmo nome do herói de um show live-action de 1972 sobre um herói com poderes coloridos. Talvez a Capcom tivesse mais que razões estéticas para mudar o nome para Rock Man e Mega Man.
De fato, as influencias são muitas em Mega Man, e elas não são apenas japonesas. Há uma grande pitada de HQ americana na série, particularmente nos chefes robôs que esperam no final de cada fase. O empresário da série Mega Man Keiji Inafune frequentemente aponta Wolverine e outros ícones dos HQs como inspirações para chefes como Elec Man.
Casshan e Friender |
Casshan parece ter bastante influencia na herança de Mega Man. Seu herói principal, é um humano normal transformado em um android de combate para derrotar um exército de robôs. Mega man nunca foi humano (a não ser na série Words of Power), mas seu plano de fundo não é muito diferente. As similaridades aumentam quando o parceiro de Casshan, Friender, entra em cena. Uma versão robotizada do cão de Casshan. Ele se transforma em um jato, um tanque e vários outros veículos, assim como o leal robô canino de Mega Man, Rush.
Casshan influenciou ainda mais na criação de Mega Man X, a sequencia do Mega Man original dos anos 90. Assim como Casshan, X é levado a uma guerra ainda mais intensa entre humanos e robôs. Os inimigos Reploids de Mega Man são liderados por Sigma, um androide careca que foi a primeira criação artificial criada por Dr. Cain. O primeiro antagonista de Casshan é Buraiking Boss, um robô careca que foi a primeira criação artificial de Dr. Azuma.
Buraiking Boss e Sigma |
Coincidentemente Casshan foi revivido em uma série de 4 vídeo-séries em 1993, no mesmo ano que a Capcom lançou Mega Man X. Outros aparições de Casshan incluem um live action de 2004 e a recente série Casshern Sins. Mega Man X infelizmente não aparece em um novo jogo há 8 anos.
Castle in the Sky |
A Capcom buscou inspiração nos animes mais uma vez ao criar a 3ª modificação na série. Em Mega Man Battle Network foi conscientemente baseada no sucesso de séries como Pokémon e Digimon. A idéia por trás do jogo não era tão similar. Em Battle Network, o senso comum de crianças controlando criaturas misturando-se com um mundo virtual e várias referencias à história original de Mega Man. Além da rede de computadores que se assemelha com a de Digimon, não há muitas semelhanças na história. Crianças e adultos jogariam os jogos Battle Network e assistiriam ao lançamento do anime Mega Man NT Warrior e talvez lessem o HQ da série. A fórmula se baseava na alvorada dos jogos licenciados, mas nunca a Capcom tinha planejado uma estratégia de marketing tão ampla.
Há ainda outras curiosidades. A partir de Mega Man 2, a Capcom convidou fãs para mandarem suas idéias para novos vilões e outros personagens para a série. A companhia foi inundada com desenhos de fãs e um deses fãs foi o jovem Yusuke Murata. Suas idéias foram escolhidas para dois chefes: Dust Man de MM4 e Crystal Man de MM5. Anos depois, Murata virou um artista de manga, desenhista da popular série Eyeshield 21.
O sucesso de Mega Man se deve muito à popularidade de desenhos e Hqs lidas por seus criadores na sua juventude, mas não há dúvidas que o robozinho trilhou seus próprios passos. Assim como muitos jogos de sucesso, ele pegou o que havia de melhor em cada uma delas para criar um grande mundo. Se a Capcom for reviver Mega Man em uma nova série, espera-se que eles se influenciem de uma fonte que valha a pena.
Fonte: 1UP
Realmente, o Battle Network é muito parecido com Digimon.
ResponderExcluirGostei da matéria, bem completa e interessante, parabéns !!!
ResponderExcluirprimeira materia sobre origem de um jogo q eu leio completamente. mto boa msm, parabens
ResponderExcluirLinda matéria, adorei, não sei mas podia ter uma fotinha do protoman ou não rrrsrsr, parabéns!!!
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