Traduzido pelo colaborador Henrique
Quando os 50 gabinetes comprados por Ted Dabney chegaram, a Atari começou a contratar trabalhadores locais para ajudar a montar as máquinas de Pong que dariam o pontapé inicial em sua produção em massa. Com a falta de experiência da Atari na fabricação, a produção das primeiras versões provou ser um exercício de tentativa e erro. Em seguida, a Atari tinha que determinar um preço. Eles sabiam que tinha que ser menos de 1000 Dólares para ser competitivo, e o custo de produção da máquina era de cerca de 300 Dólares. Um dia, Dabney olhou pela janela e viu 937 em uma placa de carro, e ele disparou: a Atari iria cobrar 937 dólares por máquina.
Em um dos primeiros dias, quando as primeiras 50 unidades ainda estavam sendo construídas por Alcorn e Dabney, Bushnell ficou olhando passivamente acompanhando o processo. Dabney olhou para cima e disse: "O que você está fazendo? Você tem que ir vender essas coisas". De acordo com Dabney, Bushnell ficou branco como um fantasma. Ele caminhou para seu escritório como se enfrenta uma tarefa impossível. Uma hora e meia depois, Bushnell voltou, pasmo. Ele tinha acabado de vender 300 unidades de Pong para três clientes diferentes.
Primeiro panfleto de divulgação de Pong |
Ainda assim, ela teve problemas para dar conta da demanda de novas máquinas de Pong. "Nós não fizemos nenhum marketing para esse jogo", lembra Dabney. "Ele se espalhou de boca em boca." Quando as máquinas de Pong quebravam, muitos compradores enviavam suas placas de volta para a Atari para Alcorn corrigi-las. Poucos meses após o lançamento do jogo, eles começaram a perceber que algumas das placas que eram "devolvidas" obviamente não tinham sido feitas pela Atari. Empresas de todo os EUA tinham copiado o circuito principal de Pong e começado a fabricar clones da máquina, só que sob novos nomes.
Logo, dezenas de jogos estilo Pong inundaram o mercado, cópias diretas do trabalho da Atari. Bushnell ficou furioso, mas com a produção em plena capacidade, a equipe logo percebeu os clonadores não iriam realmente roubar parte de seu negócio. "Nós vendíamos tantos quanto nós poderíamos fazer", diz Alcorn, "Mas nós não podíamos vender tantos quanto o mercado queria, então os outros caras apareceram e supriram a necessidade. "
Pong Doubles |
Em alguns aspectos, a clonagem foi até boa para a Atari. A explosão drástica de clones de Pong garantiu que o fenômeno se espalhasse ainda mais rápido do que a máquina da Atari teria condições de fazer por si só, expandindo a demanda por novos jogos. Em uma última análise, a Atari vendeu algo entre 19.000 e 35.000 máquinas de Pong (dependendo de quem você perguntar), fornecendo capital suficiente para o crescimento da empresa de Bushnell e Dabney. Outros jogos foram produzidos, mas poucos foram tão populares como Pong.
Em face dos clones intermináveis, Bushnell decidiu que a única maneira de manter a competitividade era inovar. Na primeira tentativa, a Atari lançou derivados, como o Pong Doubles, para quatro jogadores, e depois mudou para estilos de jogo diferentes, como Space Race, Gran Trak 10 e Breakout.
Em 1975, Alcorn e Harold Lee projetaram uma versão caseira de Pong, que deu início a uma outra batalha entre clones. De certa maneira, o sucesso surpreendente de Pong ajudou a alavancar tanto o mercado dos arcades como o dos consoles caseiros, mesmo ele não tendo sido o pioneiro em nenhuma das duas áreas.
Texto original: Edge
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