Traduzido pelo colaborador Henrique
Nintendo, a produtora mais família do mundo dos games, foi formada sob circunstâncias bem menos familiares. Antes de se tornar uma produtora de jogos, ela era fabricante de cartas para gangsters e era dona de seu próprio motel.
No final do século 19, Fusajiro Yamauchi de 30 anos, viu uma oportunidade quando o governo de Meiji legalizou um jogo de cartas chamado hanafuda, após sua a abertura para o ocidente. Aqueles que como Yamauchi haviam jogado ilicitamente anteriormente foram liberados abertamente para seu passatempo. Yamauchi abriu sua loja em 1889, produzindo cartas de hanafuda feitas artesanalmente. A construção de pedra, erguida em 1933, geralmente retratada como o quartel general original da Nintendo, não é onde realmente a companhia nasceu. O primeiro escritório da Nintendo ficava em um pequeno sobrado próximo ao prédio histórico. Foi lá que Yamauchi começou fabricando e vendendo cartas de hanafuda. O prédio original foi demolido e agora em seu lugar há um estacionamento.
Recentemente, uma versão mais limpa da história da Nintendo foi adotada pela companhia, onde a empresa surgiu de uma fabricante de jogos de carta e se transformou em uma empresa de vídeo games icônica. De pobres a milionários. A verdade é que foram de ricos para ainda mais ricos e isso envolve o crime organizado japonês, apostas, sexo e até mesmo linguística.
Hanafuda é um jogo tradicional de cartas japonês que é muito jogado durante as férias de ano novo, até hoje em dia. Na década de 1880 ele era jogado por gângsters e sua popularidade se espalhou muito devido às apostas. A palavra japonesa yakuza originalmente significa indivíduos inúteis e é derivada de uma mão perdedora de hanafuda. Assim como a fama da Nintendo é inseparável do hanafuda, o hanafuda também é inseparável da história do crime organizado japonês.
Isso não quer dizer que a Nintendo era dirigida por gângsters japoneses. Dizer isso é o mesmo que assumir que todos os fabricantes de dados de Las Vegas são mafiosos. Entretanto, não há dúvidas de que a yakuza fazia suas apostas e jogatinas com as cartas de hanafuda feitas pela Nintendo. Yamauchi enxergou a demanda e a supriu. Para achar os clientes, era só olhar para o lado de fora da porta. A área estava repleta de bakuto (grupos de apostadores) e chantagistas.
O quartel general original da Nintendo está localizado em uma parte da cidade que é o antro da Aizukotetsu-kai, um dos mais antigos e poderosos grupos Yakuza de Kyoto. Agora em sua sexta geração, a Aizukotetsu-kai foi fundada em Kyoto em 1868, uma década após os navios americanos chegarem à costa japonesa e abrirem o país ao ocidente. O fundador do grupo, Senkichi Kousaka, conhecido também como Kotestsu Aizu, foi um infame jogador de cartas e espadachim de seu tempo.
“Os Aizukotetsu-kai costumavam controlar a cidade, mas não é certo de que controlavam Kyoto quando a Nintendo nasceu”, explica Jake Adelstein, autor de Tokyo Vice e co-editor do website Japan Subculture. Ainda assim o grupo permanece ativo na moderna Kyoto.
Mascara de Tengu |
A escolha por Tengu não foi por acaso. Tengu era um símbolo usado para carteados e apostas ilegais. A razão para isso é de que Tengu tinha um nariz comprido e a palavra nariz (hana) é pronunciada da mesma maneira que a palavra para flor (hana). Além disso, de acordo com The History of Nintendo, aqueles que visitavam as casas de jogos de Osaka e Kyoto coçavam seus narizes como um sinal de que estavam procurando por apostas. A marca Tengu das cartas da Nintendo não eram apenas ilustrativas, elas eram a sua própria propaganda.
Nin - ten - dō |
Entretanto, de acordo com especialistas, “nin” tem ainda mais conexões etimológicas: ela pode ter sido um sinal para os jogadores de hanafuda, a Yakuza. Jake Adelstein perguntou a dois membros da Yakuza como eles interpretavam o nome da empresa. Suas opiniões foram as mesmas. É aparentemente comum que “nin”de Nintendo é o mesmo “nin” de “ninkyo” ou cavalaria. De acordo com Adelstein, “a Yakuza não se via como criminosa, pois se denominavam ninkyo dantai, ou grupos humanitários. O conceito de cavaleirismo, ou “ninkyo”, é sinônimo de yakuza. “Verdade ou não, eles dizem que o caractere ‘nin’ vem da palavra ‘ninkyodo’ ou ‘modo de vida de cavaleiro’, que é como a Yakuza se enxerga”, diz Adelstein.
Gunpei Yokoi |
Durante o final dos anos 70 e início dos 80, a Nintendo surgiu como gigante dos videogames. A empresa baseada em Kyoto era familiar, chefiada por Hiroshi Yamauchi e que contava com talentos como Shigeru Miyamoto, que criou Mario e Zelda, assim como Gunpei Yokoi, que foi responsável pela criação do Game Boy. Graças ao sucesso da Nintendo e ao árduo trabalho do grupo, Yamauchi se tornou um dos homens mais ricos do país.
Hiroshi Yamauchi |
Mas então Yamauchi foi chamado de volta a Kyoto para o quartal general de pedra. Seu avô estava morrendo. O jovem Hiroshi tinha que comandar a Nintendo.
Carta de um batalho produzido pela Nintendo |
Entretanto, foi também sob o comando de Yamauchi que a fabricante de cartas se aventurou vergonhosamente em outros segmentos: macarrões instantâneos, canetas esferográficas, blocos parecidos com LEGO, balanços para bebês e até mesmo fotocopiadoras. A LEGO processou sem sucesso a Nintendo por seu “N&B Blocks”, mas perdeu pois os blocos da Nintendo incluíam também formatos arrendondados.
Foi na década de 60 que a Nintendo começou a operar uma empresa de taxi chamada “Daiya” ou “Diamond”, uma aquisição peculiar que quase se comparou com outra feita na mesma época: um motel, um dos empreendimentos menos familiares da Nintendo (ou mais familiar, dependendo de como você enxergue a coisa). O local e nome do motel da Nintendo se perdeu no tempo. Assim como muitos negócios de Yamauchi, o motel faliu.
O reinado de Yamauchi na Nintendo foi marcado pelo seu repetido desejo de, assim como um bom homem de negócios, achar novos mercados. Se o motel ou a fotocopiadora ou até mesmo o macarrão instantâneo tivessem obtido sucesso, a Nintendo seria uma empresa muito diferente.
A Nintendo não se envergonha de seu jogo de cartas do passado, especialmente de jogos como hanafuda que não são mais associados com apostas. A companhia continua a produzir cartas de hanafuda e Hiroshi Yamauchi criou um museu para o jogo de cartas baseado em poesias japonesas.
Entre os Yakuza, especialmente em Kyoto, a associação entre o crime organizado e a Nintendo descansa em paz, assim como Fusajiro Yamauchi, que há cem anos viu uma oportunidade de fazer de jogos de cartas um negócio lucrativo e abraçou-a, sem medo.
Texto original: Kotaku US
Não me surpreende o fato da yakuza,na verdade a yakuza tem grande parte do poder econômico do japão,eles comandam boa parte dos negócios de lá e sempre quando acontece algum desastre no japão eles ajudam (a quem dera que aqui fosse igual) gostei do texto,pena que a nintendo não estar indo bem das pernas esses tempos :(.
ResponderExcluir